.

Mercado Livre de Energia BTG+ business

Escolha o BTG e economize até 30% na conta de luz e 100% na taxa de gestão

Qual o valor que a sua empresa gasta de energia por mês?
Como você prefere que a gente entre em contato?

o que é o MERCADO LIVRE DE ENERGIA?

  • O mercado livre de energia é um ambiente no qual o consumidor pode contratar a sua energia negociando preço, quantidade e forma de pagamento
  • + de 80% da energia consumida pelas empresas é contratada no mercado livre de energia e sua empresa também pode fazer parte desse mercado
  • Empresas de todo o Brasil podem escolher comprar energia no mercado livre – o mercado não tem restrição em relação ao território brasileiro
  • O consumidor pode escolher contratar energia de fontes renováveis e contar com o certificado BTG de energia renovável
MERCADO LIVRE PARA PMEs
As pequenas e médias empresas buscam o Mercado Livre como opção para redução de custos
Principais benefícios para sua empresa
Economia
Economia de até 30% na conta de luz e 100% na taxa de gestão
02
Sustentabilidade
Você contrata energia de fontes limpas e renováveis contribuindo para um futuro + sustentável
03
Expertise
Conte com a assessoria do BTG para reduzir a sua conta de luz e simplificar o processo de migração para o Mercado Livre
04
Flexibilidade
Customize as suas necessidades de energia com o BTG
05
Previsibilidade
Sem surpresas na sua conta de luz

Economia


Economia de até 30% na conta de luz e 100% na taxa de gestão

02

Sustentabilidade


Você contrata energia de fontes limpas e renováveis contribuindo para um futuro + sustentável

03

Expertise


Conte com a assessoria do BTG para reduzir a sua conta de luz e simplificar o processo de migração para o Mercado Livre

Perguntas frequentes

Mercado Livre de Energia é um ambiente de livre negociação de energia elétrica em que as partes podem negociar todas as condições comerciais como preço, quantidade de energia contratada, período de suprimento, pagamento, entre outras. Mais de 30% da energia consumida no Brasil é no Mercado Livre e mais de 80% do consumo industrial já está no Mercado Livre.

O processo de migração do mercado regulado para o Mercado Livre não é automático. O consumidor precisa solicitar para a sua distribuidora a saída do mercado regulado. É nesse processo que a sua empresa irá contar com a ajuda do BTG!

Sim, para o Brasil todo.

Nada muda! Tanto no mercado regulado, quanto no Mercado Livre a distribuidora é responsável pela entrega da energia aos consumidores. Ao migrar para o Mercado Livre, a diferença é que ao invés da sua empresa comprar energia com a distribuidora, ela irá comprar energia com o BTG e economizar na conta de luz!

Não. Por determinação legal, a distribuidora continua sendo obrigada a prestar o serviço de entrega de energia e de manutenção de rede e ela é remunerada pela qualidade desse serviço. Lembre-se que o Mercado Livre existe há anos e hoje já representa mais de 30% do consumo de energia do Brasil e mais de 80% do consumo das indústrias brasileiras. Não fique para trás! Venha com o BTG! Clique aqui e comece a economizar.

No Mercado Livre, a distribuidora continua sendo a responsável pela entrega de energia, portanto, o risco de fornecimento é o mesmo para o mercado regulado e para o Mercado Livre.

O CUSD é Contrato de Uso do Sistema de Distribuição, com ele o consumidor contrata o serviço de entrega de energia com a distribuidora. O CCER é o Contrato de Compra de Energia Elétrica Regulada, com ele o consumidor compra energia da distribuidora. Ao migrar para o Mercado Livre, o CUSD permanece e o CCER é substituído por um contrato de energia com o BTG.

No CCER, no mercado regulado, o cliente não escolhe as condições comerciais do seu contrato. Ele é obrigado à aderir as condições que a distribuidora contratou em leilões, ou seja, a distribuidora repassa os custos de aquisição de energia aos consumidores. No contrato com o BTG, no Mercado Livre, o cliente adquirirá energia de fontes limpas e renováveis e contará com a customização de suas necessidades. Se interessou? Clique aqui

Sim, desde que as contas pertençam ao mesmo CNPJ.

A CCEE é a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, um órgão sem fins lucrativos e responsável pela contabilização e registro dos contratos de energia no mercado brasileiro. Ao migrar para o Mercado Livre de Energia, a sua empresa tem a opção de aderir à CCEE e tornar-se um dos seus agentes. Agora o BTG tem uma solução mais simples para a sua empresa, caso você não tenha interesse de participar da CCEE. Quer saber como? Clique aqui e vamos estudar o seu caso.

O BTG auxiliará você na comunicação com a distribuidora para informar a troca do seu fornecer de energia. A distribuidora é responsável pelas adequações necessárias para a migração do mercado regulado para o Mercado Livre, mas não se preocupe é um processo simples. Lembre-se que hoje 80% da indústria brasileira já está no Mercado Livre e o BTG está aqui para te assessorar em todo o processo!

Sim. Ao tomar essa decisão, você precisa notificar a distribuidora e ela é obrigada a aceitar a sua volta para o mercado regulado.

A gestão nada mais é que a assessoria fornecida para o cliente no processo de migração, pós migração e representação na CCEE. Usualmente o mercado cobra um valor adicional por essa assessoria, uma taxa de gestão. No BTG, você pode obter até 100% de economia na taxa de gestão.

Não! O processo para migração é regulamentado pela ANEEL e operacionalizado pela CCEE, ou seja, as regras do jogo são claras, mas é preciso atenção aos prazos para a sua realização. Para que você aproveite os benefícios do Mercado Livre sem complicações, conte com a assessoria do BTG em todo o processo de migração!

Para nós do BTG, a migração da sua empresa para o Mercado Livre não é apenas um processo operacional, é o início de uma parceria que trará grandes benefícios para o seu negócio e exige o cuidado e expertise dos melhores profissionais do mercado. Conte conosco para a melhor experiência da sua empresa em todo processo de migração, pós migração e representação na CCEE.

Hoje mais de 80% do consumo da indústria brasileira já está no Mercado Livre. Segundo a ABRACEEL, os consumidores do Mercado Livre já economizaram mais de R$200bi, um valor relevante de desconto frente ao mercado regulado. Ou seja, no curto e no longo prazo, o Mercado Livre é uma alternativa para reduzir um custo necessário e aumentar a competitividade da sua empresa.

Não! O Mercado Livre de Energia não é novidade ao redor do mundo. Nos Estados Unidos, Europa e Canadá, ele é acessível inclusive para consumidores residenciais.

No mercado livre o contrato é feito diretamente entre consumidores e/ou comercializadoras; o preço pode ser negociado livremente entre compradores e vendedores e a quantidade de energia se baseia no consumo de energia medido, considerando condições e montantes definidos em contrato.

Já no mercado regulado, o contrato é feito pelas distribuidoras com as geradoras, por meio de leilões; o preço é definido em leilão e repassado ao consumidor na tarifa e a quantidade de energia se baseia no consumo medido.

Clientes conectados em Alta Tensão com demanda contratada de 500kW* (aproximadamente R$50.000,00 ao mês de conta de luz).

No mercado livre de energia, você pode escolher o tipo de energia que a sua empresa irá consumir sendo consumidor especial ou consumidor livre, inclusive que essa energia seja proveniente de fontes renováveis – energias solar, hídrica, eólica e biomassa. Além de reduzir a sua conta de luz, a contratação de energia no mercado livre permite que a sua empresa avance no compromisso com a sustentabilidade. Ao contratar energia limpa com o BTG, a sua empresa receberá o nosso certificado de consumo de energia limpa.

Ao contratar energia no mercado livre de energia, o consumidor contrata um montante de energia fixo por mês para um período e esse volume fixo tem um percentual de flexibilidade dentro do qual o seu consumo efetivo pode variar. Por exemplo, se o consumidor contrata 1,000kWh com uma flexibilidade de mais e menos 10%, o seu consumo pode variar entre 900kWh e 1,110kWh. Consumindo abaixo de 900kWh, o cliente é obrigado a comprar os 900kWh contratados e liquidar a energia não utilizada no mercado de curto prazo. Consumindo acima de 1,100kWh, o cliente precisará contratar esse volume no mercado de curto prazo sujeito a volatilidade de preços do mercado de curto prazo. A boa notícia é que o cliente BTG não tem essa preocupação! O nosso contrato fornece para a sua empresa todo mês 100% da energia consumida, ou seja, assim como no mercado regulado você pagará no mercado livre apenas o que consumir dentro das condições comerciais acordadas.

Em nossa plataforma BTG+ business, você terá a gestão do seu consumo de energia e da sua economia em um formato 100% digital. Todo mês você acompanhará o consumo de energia da sua empresa, o seu contrato de energia com o BTG e outras informações do ambiente de contratação livre de energia.

Outros sites do btg pactual

© 2021 btg+ | CNPJ 30.306.294/0002-26