10 dicas para divulgar o canal da sua empresa no YouTube

Share:

Publicar vídeos na rede é mais uma forma de seu negócio ganhar visibilidade e credibilidade no ambiente digital.


O YouTube é o segundo site mais acessado do mundo – perdendo apenas para o Google. Durante o evento YouTube Brandcast, em 2020, a rede informou que mais de 105 milhões de brasileiros entre 18 e 65 anos acessam o YouTube todo mês. Com a pandemia, 91% deles aumentaram o tempo na plataforma.

Isso significa que o seu cliente provavelmente está ali – e o seu negócio também precisa estar! Você não paga nada para abrir o canal da sua empresa e gera ainda mais credibilidade ao divulgar seus produtos e serviços por meio de vídeos.

A jornalista Maria Júlia Marques elenca as 6 primeiras dicas para você ter sucesso com vídeos no YouTube:

Além desses passos iniciais que devem nortear todos os vídeos do seu canal, separamos mais 4 dicas para você chamar a atenção para o seu negócio na rede:

Mantenha um perfil profissional

Garantir frequência de publicação, playlists variadas e thumbs (miniaturas de vídeo) personalizadas são alguns passos importantes para deixar o canal visualmente atraente. Mas é preciso ir além para mostrar que o seu canal é realmente profissional.

Crie uma imagem de destaque personalizada a partir de ferramentas simples e gratuitas de design, como o Canva. Na aba “Sobre”, descreva em detalhes para que serve o canal, quais vídeos você divulga e quando. Complete o texto incentivando a inscrição do usuário, para que mais pessoas visualizem os conteúdos novos assim que publicados.

Atraia nos primeiros segundos

Os primeiros segundos de seus vídeos são decisivos para que a pessoa siga assistindo. Por isso, pense bem no seu público-alvo e em como chamar a atenção de imediato. Fazer roteiros simples te ajudará a direcionar o conteúdo e a repensar falas ou cenas que podem ser descartadas.

Explore a aba Comunidade

Assim que você alcançar mil inscritos no canal, poderá ativar a aba Comunidade. Nela, você interage de maneira mais próxima com os assinantes, com enquetes, GIFs, fotos de bastidores ou comentários sobre assuntos pertinentes. Recentemente, o YouTube também lançou o “Shorts”, um espaço para publicar vídeos de até 60 segundos na vertical. Lembre-se de que, quanto mais formatos, mais visível seu canal estará.

Pense em SEO!

Já falamos sobre SEO – a otimização para os mecanismos de busca – em relação aos seus títulos, tags e descrições. Mas existem outras formas de aumentar a visibilidade do seu canal nas buscas e você sempre deve se atentar às novas possibilidades.

Você pode inserir, por exemplo, a transcrição do seu vídeo. Ao transformar as palavras-chave ditas em voz alta no vídeo em texto, você faz com que o Google também possa rankear tudo o que foi falado em seu buscador.

Por fim, sempre que tiver dúvida sobre as palavras-chave que deve usar nas chamadas, use o próprio buscador do YouTube para entender o que as pessoas estão pesquisando. Basta escrever uma palavra e ver as sugestões de autopreenchimento. Tem a ver com o seu negócio? Então não perca tempo e crie os seus conteúdos agora mesmo no YouTube!

Leia também: