Como fazer a sua empresa aparecer no topo das buscas online na Black Friday

Share:

Especialista do Google dá dicas de como fortalecer e priorizar a presença digital das PMEs nesta data


No contexto em que o mundo se torna cada vez mais virtual, a presença online consolidada é essencial para que pequenas e médias empresas tenham sucesso na Black Friday deste ano, de acordo com  Fernanda Bromfman, head da área de Varejo para PMEs do Google Brasil.

Para a especialista, esta Black Friday será diferente de todas as edições passadas, sobretudo quando falamos nos setores que receberão destaque. “Em setembro, já vimos mais de 19 categorias superando os níveis de buscas da Black Friday 2019, como por exemplo: Decoração, Pet, Alimentos, Casa e Construção dentre outras”, conta Bromfman.

Hoje em dia, ter uma loja virtual não é o suficiente para garantir o sucesso nas vendas. De acordo com o Google, os últimos meses de pandemia trouxeram 10 milhões de novos compradores para o ambiente online. Para as pequenas e médias empresas, segundo Bromfman, o planejamento estratégico e a percepção da jornada do consumidor por inteiro são cruciais para um bom desempenho na data comercial mais importante do ano. 


Black Friday para se consolidar no mercado


Para se preparar para o período, a recomendação é que as PMEs vejam a Black Friday como uma oportunidade de trazer maior visibilidade aos seus produtos e serviços, além de fidelizar o seus clientes. “Para quem opera no varejo físico, a recomendação é ter os dados de funcionamento atualizados no Google Meu Negócio e usar a estratégia de mídia online para direcionar o consumidor tanto para o físico quanto online, se existente”, explica a especialista.

Já no caso dos comerciantes que operam apenas no meio online, a recomendação é que vejam sua loja virtual como uma verdadeira vitrine. “Garanta que sua marca apareça nos momentos que importam para seu consumidor (Busca, Google Shopping, YouTube, sites de notícias, etc)”, conclui.

Compreender que o perfil do consumidor mudou também é um passo importante. Bronfman afirma que a jornada de consumo não é mais linear, tampouco se limita exclusivamente a Black Friday Estar presente nos momentos que importam para seu consumidor o quanto antes vai fazer toda diferença. Nossa última pesquisa realizada com a Provokers mostrou que 62% das pessoas começaram a pesquisar um mês antes, ou seja, já é momento de garantir que sua marca esteja presente. Lembre-se também que independentemente do canal onde o consumidor vai comprar, 82% das pesquisas acontecem no online”, diz.

“O conselho para os varejistas é adotar uma postura transparente, mostrando suas ofertas e benefícios de forma clara para a compra em cada canal e, por fim, deixe o consumidor decidir de acordo com sua equação individual.”

Para fazer com que uma empresa esteja no topo das buscas online é preciso dar um passo atrás e olhar para a presença digital de maneira estratégica. De acordo com Bromfman, do Google, 82% das buscas na Black Friday deste ano acontecerão no online, e mais do que isso, aproximadamente 70% desse total partirá de celulares – o que provoca o empreendedor a pensar em performance e fácil navegação e experiência do usuário em dispositivos móveis. 

Como aparecer no topo das buscas


Leads
Empresas que trabalham com a geração de leads, ou seja, o mapeamento do interesse dos clientes em determinados produtos ou serviços, o quesito sazonalidade também é uma ótima oportunidade para fechar bons negócios. Com o aumento na busca por produtos itens específicos, até mesmo as vendas não concluídas se tornam em um dado relevante para que a PME analise oportunidades futuras. “Pense na Black Friday e outras sazonalidades como um momento também de atrair novos consumidores para sua base. Sua empresa terá outras oportunidades  para impactar novamente essa audiência e convertê-la”, recomenda.

Invista em SEO
“Usar estratégias de automação nas campanhas e lances inteligentes é essencial para garantir eficiência’, afirma Bromfman. Para isso, por exemplo, o empreendedor pode se apoiar em boas práticas com mecanismos de busca (SEO) e permitir que o algoritmo entregue resultados e seja responsável por mapear oportunidades de negócio.

Anúncios inteligentes
Os anúncios online são uma maneira de trazer mais visibilidade a empresas, com aparições em buscadores e até mesmo sites variados. No entanto, Bronfman destaca a importância de automatizar esses anúncios. Segundo a especialista, essa estratégia garante dinamismo e melhor posicionamento digital. “Atualmente 15% das buscas do Google são novas a cada dia, a única forma de cobrir os momentos que importam para sua marca é ter campanhas e lances automáticos para garantir que seu anúncio atinja o consumidor certo, no melhor momento”, explica.

Planejamento financeiro
Para qualquer que seja sua decisão de investimentos em mídia, é importante que o empreendedor tenha clareza sobre a estimativa de gastos que terá com cada plataforma, tornando suas decisões mais inteligentes e assertivas.

Para serem capazes de concluir processos de venda com sucesso e fidelizar a clientela para gerar um relacionamento duradouro entre consumidor e marca, as PMEs devem olhar para a Black Friday como uma oportunidade de crescimento e consolidação em diferentes aspectos do negócio.

Acompanhe o PME Insights para mais matérias sobre oportunidades de mercado para pequenas e médias empresas a partir da Black Friday 2020.