Como comprar um carro com desconto sendo MEI?

Share:

Quem é Microempreendedor Individual pode pagar até 30% menos na compra do carro zero.


De acordo com o contador responsável pela empresa de contabilidade R Monteiro, Luís Monteiro, o desconto para o MEI (Microempreendedor Individual) acontece porque quem tem um CNPJ pode comprar diretamente com o fabricante. “O processo não conta com intermediários (concessionárias) e tem a isenção do ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços)”, comenta Luís.

São diversos benefícios e responsabilidades que o MEI terá ao optar por comprar um carro pelo CNPJ. Por isso, Luís traz os principais pontos de atenção na compra de veículos pela sua empresa. Confira:

O valor do veículo deve ser compatível com o faturamento do MEI
O MEI não pode vender o veículo antes de um ano de uso
Os descontos na hora da compra podem variar de 2,5% a 30% (carros destinados ao trabalho, como furgões e picapes, devem ter o maior desconto)
A maioria das marcas oferecem a venda direta. As mais populares são: Fiat, Chevrolet e Volkswagen
O desconto, na maioria das vezes, é destinado apenas para carros zero quilômetro
Caso haja multas, a empresa deve indicar o nome de um condutor em um prazo de 30 dias

Luís também explicou que caso o MEI encerre suas atividades, será necessário transferir o veículo para o nome do empresário como pessoa física.

Agora, entendendo as vantagens e responsabilidades do MEI ao adquirir um carro com desconto, é melhor comprar o veículo como pessoa física ou pelo CNPJ?

“Existem muitas vantagens, sendo a principal o desconto de até 30% do valor total do carro. Porém, o prazo de entrega do veículo pode demorar até 90 dias. Além disso, é importante ficar atento ao seu faturamento para que você não tenha problemas com a Receita Federal”, finaliza o contador.

Leia mais: