Como contratar a pessoa certa para o seu negócio?

Share:

A Head de People Attraction do BTG Pactual elenca 7 dicas para você não errar na seleção do time.


Acertar rápido na escolha de colaboradores pode ser um grande diferencial para donos de pequenas e médias empresas (PMEs). Segundo Livia Alboreda, Head de People Attraction no BTG Pactual, a preocupação em recrutar e reter bons profissionais tem que ser constante.

“Quanto menor seu turnover (rotatividade de pessoal), mais eficiente seu negócio tende a se tornar. Além disso, nada melhor do que colaboradores engajados para auxiliar na venda não só do seu produto final, mas do seu propósito enquanto instituição”, diz Livia.

Mesmo sem um RH especializado, existem algumas recomendações que podem te auxiliar na contratação da pessoa certa. Continue na matéria para saber todas as dicas da especialista.

7 dicas para contratar a pessoa certa

Quanto mais enxuta a estrutura da companhia, mais importante é o momento de escolha. Veja, a seguir, 7 dicas do que fazer para garantir uma boa contratação:

1- Avalie além do técnico

Ou seja, observe as habilidades interpessoais do candidato. “Às vezes, mais importante do que a parte técnica, é como aquela pessoa se relaciona e qual potencial ela tem”.

2- Faça testes

Se precisar de alguém com conhecimentos técnicos específicos, teste esses conhecimentos para garantir que a pessoa se sinta à vontade para fazer o serviço.

3- Defina o perfil ideal

Você precisa saber exatamente qual perfil de colaborador quer ter para a sua empresa. Livia reforça que o ideal, aqui, é fazer uma conexão com os valores da sua companhia.

4- Valorize as indicações

Uma indicação normalmente significa que alguém já confia no trabalho daquela pessoa. Começar a seleção por indicação te dá uma boa chance de acertar na contratação.

5- Faça perguntas-chave

As perguntas devem te levar a respostas concretas. Ou seja: devem ser curtas e específicas, usando o tempo verbal passado e sobre o que o entrevistado fez, disse, sentiu ou pensou.

6- Escute e observe bem

Isso vale para todas as perguntas que fizer. Você pode, ainda, pedir para o entrevistado solicitar exemplos específicos de seu histórico profissional para observar suas reações.

7 Explore a busca pela Internet

As redes sociais são ótimos lugares para encontrar perfis de profissionais diversos, especialmente o LinkedIn. Além das redes, empresas que dão cursos técnicos ou mesmo universidades costumam ter fóruns onde você pode divulgar suas vagas gratuitamente.

Siga as dicas e evite a contratação errada

De acordo com Livia, além dos custos de ter que contratar um novo funcionário, uma contratação errada ou mal feita pode gerar descontentamento e frustrações em todo um time, além de não ajudar no engajamento e na motivação.

Por isso, prepare-se antes das entrevistas. “Lembre que seu papel como entrevistador é como o de um repórter: você está atrás de fatos que mostram que aquela pessoa vai trazer ganhos para todo o time”, finaliza Livia.

Leia também: