Como estruturar meu RH na empresa?

Share:

Confira dicas para empresas que estão crescendo e precisam investir em um RH eficiente.


Sua empresa está crescendo e é nessa hora que surgem dúvidas de quais as melhores práticas para o seu negócio continuar a crescer de forma saudável. Assim como é importante ter um planejamento estratégico transparente e saber organizar seu fluxo de caixa, estruturar uma área de Recursos Humanos, também conhecida como Área de Gente e Gestão, é essencial nessa jornada.

É o profissional de RH que vai cuidar dos direitos e deveres dos colaboradores, promover ações de incentivo e iniciativas de diversidade e inclusão. Essa é uma área fundamental para a empresa que está expandindo e, por isso, separamos dicas que podem te ajudar!

Mateus Carneiro, sócio e responsável pela Área de Gente e Gestão do BTG Pactual, explica que um dos passos mais importantes para o RH é fazer uma seleção eficiente. “O profissional precisa saber encontrar multiplicadores, ou seja, pessoas que possam fazer no dia a dia a mesma coisa que você faria como dono da empresa”.

Veja a entrevista completa da jornalista Maria Júlia Marques com Mateus Carneiro e confira outras dicas fundamentais para esse momento de crescimento.

Além da entrevista com o especialista, separamos mais algumas dicas que serão importantes nesses primeiros passos.

Invista em um software de RH

A tecnologia é uma ótima aliada para as empresas que estão começando a investir em um RH. Com um software de qualidade, o departamento elimina grande parte do volume de papelada, reduz as chances de falhas humanas, economiza tempo e dinheiro e ainda terá informações importantes arquivadas. Opções como o Gupy e RH1000 têm um ótimo desempenho!

Ofereça benefícios flexíveis

Uma das vantagens de ter um RH capacitado e profissional é estar sempre atualizado com as novidades do mercado. Hoje, reter talentos é um dos grandes desafios das pequenas e médias empresas.

Uma das melhores formas de se tornar uma empresa atraente é investindo em benefícios flexíveis, ou seja, o colaborador escolhe quais benefícios são melhores para ele.

Implemente a cultura do feedback

Escutar o colaborador, ter um espaço para diálogo, críticas construtivas e sugestões, demonstra que o RH é humanizado. Além disso, o feedback pode solucionar possíveis problemas e ainda mostrar ao profissional sua importância.

Investindo em uma cultura de feedback, a estrutura da empresa irá se tornar ainda mais robusta e de alta performance.

Leia mais: