Como iniciar um novo negócio com mais chances de sucesso?

Share:

Autor do livro O ABC da Educação Financeira explica qual o primeiro investimento que deve ser feito ao abrir uma empresa.


Muitos brasileiros têm investido no empreendedorismo. De acordo com um levantamento feito pelo Sebrae, só nos quatro primeiros meses de 2021, 1 milhão de pequenas e microempresas foram abertas no Brasil. Apesar desse crescimento, é fundamental ter atenção em alguns pontos, pois se aventurar nesse mundo exige planejamento estratégico estruturado.

Para ajudar o empreendedor a ter mais segurança na hora de abrir seu novo negócio, falamos com Fábio Santos, especialista em gestão financeira e coordenador do programa de Pós-Graduação em Educação Financeira, Investimentos e Empreendedorismo da FAEP.

Acompanhe o conteúdo e saiba por onde começar a investir para ter sucesso.

Qual o principal ponto de atenção antes de começar um novo negócio?

Fábio explica que o preparo com antecedência para iniciar o investimento é fundamental. “Entender bem seu nicho de mercado, segmento, concorrentes e ter sempre as contas muito bem equilibradas, com planejamento financeiro dos próximos passos, é muito importante para ter condições de blindar e proteger seu negócio o máximo possível”.

E para ajudar visualmente a fase de planejamento e dar o start no novo negócio, Santos elenca os principais pontos de atenção para começar a empreender. Confira:

1. Prepare-se bem antes de empreender. Tenha tempo, paciência e busque apoio da família.
2. Defina bem em qual segmento você vai investir.
3. Faça o estudo de viabilidade para saber se seu investimento é um bom negócio. O estudo de viabilidade vai ajudar você a descobrir os pontos fortes e fracos do seu negócio (você pode contratar um profissional da área de gestão financeira para te ajudar nessa questão).
4. Prepare-se financeiramente para empreender e pense em um capital de giro de pelo menos 6 meses.
5. Faça um planejamento financeiro para investimentos iniciais e futuros.

Como aumentar as chances do meu negócio ter sucesso?

Conforme explica Fábio, estamos em um mundo cada vez mais digital e globalizado e, por isso, quem está na internet tem mais chances de vender seus produtos e serviços. Para atrair mais clientes e expandir nesse cenário, a recomendação é investir em ferramentas que envolvem tecnologia, como e-commerces e anúncios no Google.

O autor também separou algumas dicas para quem ainda não definiu o segmento em que vai investir, baseado no momento atual do mercado e nos produtos mais buscados pelo consumidor.

Melhores segmentos para investir:

Franquias, principalmente de alimentos e comidas. Exemplo: Oggi Sorvetes ou a DÓFFEE – Donuts & Coffee.
Venda de produtos veganos e vegetarianos. Além dos alimentos, o segmento oferece diversas possibilidades, como fábricas de roupas veganas, cosméticos veganos, entre outros.
Setores da economia circular. O objetivo desse mercado é o uso e a recuperação inteligente dos recursos naturais. Um bom exemplo é o plástico descartado que pode ser reaproveitado.
Cursos e treinamentos online.

Leia mais:

Agora que você já sabe quais são os principais pontos na hora de empreender, Fábio deixa um recado importante, que pode ser uma dica valiosa para quem está começando a se planejar para começar um novo negócio. 

“Estude e se prepare, esse é o primeiro e melhor investimento que poderá fazer antes de começar a empreender. E, claro, não desista no primeiro desafio! Se a sua ideia é boa e suas motivações são as corretas, siga em frente e não se deixe levar pelas circunstâncias ao seu redor. Foque no prêmio, na meta, no resultado. Empreender é uma maratona”, encoraja o especialista.