Como vender pelo Instagram?

Share:

Veja o passo a passo para vender pela loja virtual do Instagram e destacar a sua marca na rede.


O Instagram já tem 1 bilhão de usuários ativos no mundo e o Brasil é o terceiro país com mais contas na rede, segundo a plataforma de dados Statista. De acordo com a empresa, mais de 80% dos usuários encontram marcas e novos produtos na plataforma.

Pensando no impacto da rede para os negócios, saber como vender pelo Instagram é fundamental para alavancar o seu sucesso por meio dessa rede social. É por isso que o BTG+ business preparou um vídeo com boas práticas para você começar e se destacar:

Como funciona a loja virtual do Instagram?

Agora que você já sabe todas as dicas para manter um perfil profissional, vamos detalhar um pouco mais uma das ferramentas citadas – a loja virtual do Instagram.

Com ela, você consegue ir além das divulgações e indicações para sites externos de vendas e passa a vender na própria plataforma. Ao usar esse formato, qualquer pessoa que entrar na sua página encontrará a opção “Ver loja” e, ao clicar, verá uma vitrine de produtos com fotos, preços e a possibilidade de comprar pelo próprio Instagram.

Veja como vender pelo Instagram em 7 passos

De acordo com a própria página Instagram para Empresas, existem 7 passos principais para começar a usar o recurso:

1- Confirme sua qualificação

Isso significa que a sua empresa precisa estar localizada em um mercado disponível, além de ter um produto qualificado e estar em conformidade com o acordo de vendas e políticas comerciais do Instagram. Outro requisito necessário é ter um site próprio de vendas.

2- Mude sua conta para comercial

Se a sua conta no Instagram ainda é pessoal, você precisa transformá-la em comercial. Basta acessar as configurações, tocar em “conta” e “mudar para conta profissional”. Assim, você consegue divulgar informações principais do negócio, como horário de funcionamento, endereço, telefone e link para o seu site.

3- Conecte-se ao Facebook

Você precisa vincular a sua conta comercial do Instagram a uma página do Facebook. Para isso, comece pelo Instagram clicando em “editar perfil”. Na seção “informações comerciais públicas”, escolha a opção “página” e conecte à página que preferir ou crie uma nova.

4- Carregue seu catálogo

Agora, você já pode cadastrar seu catálogo de produtos, que é a base para o recurso de compras funcionar no Instagram. Você tem duas opções: usar o gerenciador de catálogos, localizado no “Gerenciador de Negócios” do Facebook, ou integrar seu catálogo por meio de um parceiro certificado de e-commerce, como a Shopify ou o BigCommerce.

5- Solicite a análise do Instagram

O Instagram ainda precisará validar a sua conta comercial, o que pode levar alguns dias. Acesse o perfil comercial que criou e, nas configurações, selecione “Compras” para cadastrar os dados finais e enviar sua conta para análise. O status estará disponível nessa mesma aba de “Compras”.

6- Ative o recurso de Compras

Conta aprovada? Agora é só ativar o recurso. Acesse as configurações novamente, selecione “Empresas” e “Compras”. Depois, escolha o catálogo de produtos que quer conectar e clique em “concluir” para finalizar.

7- Marque seus produtos no feed e nos stories

Além de expor o catálogo completo de produtos, você pode fazer marcações nas suas publicações, inserindo etiquetas de produto, com preços e direcionamento para a loja do Instagram. Você adiciona fotos como antes, com a diferença que, agora, tem a opção “marcar produtos” para linkar com o produto desejado antes de compartilhar. Nos stories, você encontra a mesma opção ao tocar no ícone de figurinhas no canto superior direito.

Aproveite o recurso e boas vendas!

Leia também: