Conheça a história de Pedro Lucas que transformou crédito em oportunidade

Share:

Empreendedores usam crédito para enfrentar os desafios durante a pandemia


Pedro Lucas, com apenas 19 anos, é um empreendedor nato. Como ele mesmo diz o “sangue de empreender corre nas minhas veias”. Aos 10 anos, Pedro Lucas já vendia coisas na escola para amigos e conhecidos. Foi a partir daí que foi desenvolvendo a habilidade de comprar e vender. Faz um pouco mais de 1 ano que realizou o sonho de ter o próprio negócio: uma loja de moda masculina. O estabelecimento é no formato de container e fica localizado no centro de Vitória da Conquista.

No início da pandemia, “foi realmente um susto muito grande”, conta. Segundo ele, muitos comerciantes da cidade estavam despreparados para uma mudança tão radical. “Boa parte da circulação de dinheiro da cidade depende do comércio, então muitos estabelecimentos fecharam as portas”. Por conta do decreto municipal, o comércio teve que fechar. 

Foi um período de incertezas e de muitos desafios. Ficou mais difícil fazer compras, negociar e encontrar fornecedores, por exemplo. Para Pedro Lucas, a maior dificuldade foi a de “trazer o meu cliente que estava em casa e que não viria até minha loja, teria que continuar em casa e ainda assim fazer com que ele comprasse”. Até porque antes da pandemia, “eu só tinha novos clientes, de certa forma, quando eles passavam pela minha porta e reparavam no nosso espaço, na nossa loja, e nossos produtos que ficavam expostos na nossa vitrine” conta. Além disso, fazer com que as pessoas continuassem comprando roupas, em um período de crise, também foi outra dificuldade. 

Crédito que vira oportunidade

Então, para alcançar outras pessoas, continuar impactando os clientes, não seria fisicamente, e sim pelo meio digital. Pedro Lucas passou a criar campanhas online em datas comemorativas, como Dia dos Namorados e Dia dos Pais. Assim, para renovar o estoque e se capitalizar novamente, solicitou um crédito de 10 mil reais com o BTG+ business. “Surgiu um crédito, na verdade, fácil, de certa forma, acreditando na gente, acreditando no nosso potencial, acreditando no potencial de recuperação das nossas empresas” revela o empreendedor.

Para Pedro Lucas, o crédito foi “uma ajuda muito grande, aos pequenos e médios empresários e num momento crucial, em que fomos pegos desprevenidos e nos vimos de mãos atadas”. Hoje, o negócio dele continua operando e ele não larga mais o digital. “Mesmo que volte ao normal, que nossa loja volte a funcionar, que o mundo volte a ser como era antes, eu não posso deixar de dar atenção ao meu e-commerce, as minhas redes sociais, porque eu percebi que dali eu poderia realmente tirar um proveito muito grande”. Depois de passar por tudo isso, o empreendedor tira uma grande lição: “Você é capaz de mudar essa situação, de virar essa chave, acredite em você. Permita-se conhecer o novo”.

Histórias de Valor

A série mostra como empreendedores, espalhados pelo Brasil, têm superado os desafios gerados pela pandemia. O primeiro episódio conta a história de Pedro Lucas, baiano de Vitória da Conquista, que transformou o crédito oferecido pelo BTG+ business em oportunidade de não desistir do sonho de empreender. 

A série apresenta uma variedade de contextos, sotaques e situações reais de empreendedores de diferentes regiões do Brasil, com o propósito de inspirar donos de pequenos e médios negócios, que estão vivendo dilemas muito parecidos neste momento. Histórias de Valor explora um formato e linguagem próprios do universo digital, em que as chamadas de vídeo por celular têm feito parte da nova realidade, criada pelo isolamento social.

A cada episódio, um especialista convidado pelo BTG+ business, traz dicas e soluções práticas para a dificuldade apresentada pelo pequeno e médio empreendedor. No primeiro episódio, foi a vez de Gabriel Motomura, sócio do BTG Pactual e Head da Unidade de PMEs. O propósito de “Histórias de Valor” é transformar um depoimento pessoal em uma experiência coletiva de aprendizado e motivação. Fique ligado, pois em breve será lançado o segundo episódio.