Contabilidade sem chatice: dicas para o seu negócio

Share:

Especialistas alertam para a importância de uma contabilidade consultiva e dão dicas práticas para você manter a saúde financeira da empresa.


O papel da contabilidade é identificar sob quais condições e circunstâncias a sua empresa pode se tornar próspera e, assim, gerar riqueza constante para si e para a sociedade. É o que acredita Fernanda Rocha, fundadora do Movimento Contabilidade sem Chatice (CSC), a maior comunidade de contadores consultores do Brasil.

“A maioria dos empresários pensa que o contador é o mal necessário das empresas, ou seja, serve apenas para cuidar da burocracia, da ’parte chata’, calcular os impostos e a folha de pagamento. Mas não é sobre isso”, comenta Fernanda, que acrescenta:

Dicas de contabilidade

A importância da contabilidade também foi assunto tratado em um papo com Márcio Nascimento, Head de Accounting Policies do BTG Pactual. Assista ao conteúdo e anote as dicas para o seu negócio:

Ter indicadores e organização contábil também é uma recomendação de Fernanda Rocha. E para você saber exatamente como agir, ela compartilhou mais 5 dicas para você se atentar:

1- Organize as informações financeiras da empresa

“Da mesma forma que os médicos precisam de exames precisos para fazer o melhor diagnóstico, os contadores precisam de dados para fazer boas análises”, alerta Fernanda. Por isso, facilite o acesso aos dados e os organize em planilhas, sempre que possível. “Quanto mais transparente for a informação gerada pela empresa, maior será a assertividade em melhorar o desempenho dela”.

2- Observe o caixa

A contadora alerta para a capacidade da empresa em gerar capital de giro próprio para financiar a operação. Em outras palavras, observe se a operação do negócio (comprar, vender, pagar e receber) está gerando ou se está consumindo caixa. “Se conforme o tempo passa o caixa da empresa diminui, a intervenção precisa ser imediata. A empresa talvez precisará recorrer a um empréstimo, ajustar seus prazos com clientes e fornecedores, ou reavaliar o giro do seu estoque, por exemplo”.

3- Invista em contabilidade consultiva

Ter uma visão 360º de todo o comportamento das engrenagens do negócio é o papel da contabilidade consultiva. Investir nela significa cuidar da saúde financeira, econômica e patrimonial de uma só vez. “Não adianta a empresa ter um bom resultado financeiro, se do ponto de vista patrimonial ela está com excesso de endividamento. Mais cedo ou mais tarde, a fonte vai secar e a empresa poderá se tornar insolvente”, diz Fernanda.

4- Conte com um profissional de confiança

Contratou um contador que fala difícil e que você não consegue entender? Está na hora de mudar. Você precisa ter afinidade com o profissional e escolher alguém que esteja genuinamente interessado em resolver o seu problema, falando a sua língua. 

5- Não considere somente o preço

Escolher uma boa contabilidade não significa contratar o serviço mais caro, mas definitivamente você não deve considerar apenas o menor preço. “Gosto de dizer que a empresa é como uma atleta de alta performance. Para ela liberar todo o seu potencial, precisa dos melhores acessórios e ferramentas existentes para complementar sua capacidade”, finaliza a empresária.

E então, que tal deixar a contabilidade da sua empresa em dia? Aproveite todas essas dicas e acompanhe novas matérias para ajudar você na gestão do seu negócio.

Leia também: