Descubra qual é o seu perfil empreendedor e qual a influência disso nos negócios

Share:

Entenda como sua personalidade pode impactar as escolhas sobre seu empreendimento


 

Olhando para o grande retrato brasileiro do empreendedorismo, é possível identificar informações vitais para a compreensão do cenário empresarial. Mais da metade dos empreendedores no país, por exemplo, são mulheres – totalizando 24 milhões de pessoas. Majoritariamente jovem, a faixa etária varia dos 25 a 34 anos. No entanto, não deixando de lado a variedade cultural e a tendência inovativa do país, entendemos que a diversidade nos leva a um grande mix de perfis. 

Segundo Caito Maia, empreendedor e fundador da Chilli Beans, o mercado brasileiro passa pelo grande ‘boom’ do empreendedorismo jovem, que muitas vezes vem acompanhado de uma certa ansiedade em relação a resultados. O surgimento de startups em demasia cria uma necessidade pelo imediatismo, o que para ele, pode ocasionar um menor nível de persistência em cada negócio. “Um negócio não acontece da noite para o dia. É preciso paciência, calma e tranquilidade”, diz. “Vejo um mercado brasileiro criativo, empreendedor e sempre em busca de caminhos interessantes, mas que tem pressa e impaciência para que o negócio de fato aconteça”, conta.

Ao contrário do que muitos pensam, não é preciso começar um negócio próprio para identificar determinados traços empreendedores em sua personalidade. O termo “intraempreendedorismo’, por exemplo, surge a partir dessa percepção. O intraempreendedor tem desejo de inovação e criação dentro de empresas nas quais trabalha.

Compreender o seu perfil é um passo importante para nortear as suas escolhas. O autoconhecimento é a peça-chave para o avanço em todas as áreas da nossa vida, e para empreender isso não é diferente. A escolha de produtos e serviços também passa a ser mais direcionada, quando se tem ideia do que lhe causa mais afinidade e atende melhor às suas necessidades pessoais. Para Caito Maia, o perfil do empreendedor é determinante para o sucesso ou o fracasso de uma companhia.

Conheça abaixo os principais perfis empreendedores do Brasil, de acordo com um mapeamento feito pelo Sebrae e descubra qual é o seu!

Visionário

Não tem medo de arriscar. O empreendedor visionário está sempre ciente das movimentações e tendências do mercado. Busca sempre o máximo de informação possível, reconhecendo que é preciso conhecimento para manter a competitividade. Além disso, costuma ser organizado e conhecer a fundo o seu próprio negócio.

Inovador

O empreendedor inovador tem a seu favor a criatividade. Mesmo com pouco – ou nenhum – conhecimento de mercado – tem autoconfiança sobre a sua empresa e/ou serviço e vê com clareza seus diferenciais. Tem ambição sobre impactar outras empresas, consumidores e até mesmo transformar sistemas já existentes. Tem perfil curioso e questionador, e sempre busca entender o funcionamento de todas as engrenagens na qual se insere.

Provedor

Geralmente é o empreendedor que nasce por necessidade. Tenta se aproveitar de seu conhecimento após anos no mercado de trabalho para abrir um negócio próprio e obter mais independência e liberdade, também deseja empreender para aumentar sua renda pessoal. Está sempre adepto a adquirir conhecimentos necessários para empreender e busca capacitação para a sobrevivência da empresa.

Independente

O independente se assemelha à um trabalhador autônomo. Costuma permanecer muitos anos na informalidade, sobretudo por conta dos custos de formalização, mas consegue manter a empresa aberta e contas em dia. Precisa de mais conhecimento profissional e sobre gestão

Para Caito, a grande solução para escapar de auto sabotagens que podem surgir em determinados perfis, é saber levar o seu conceito à prática. “O empreendedor deve saber jogar o jogo o mais rápido possível”, diz. “Dentro do nosso mercado, não há nada melhor do que testar o seu produto colocando ele na rua”. Segundo ele, os reajustes que virão com a devolutiva do público também o ajudarão a saber lidar com os pontos positivos e negativos do seu perfil de empreendedor, e não apenas na sua empresa.