No Dia do Leitor, veja a lista de livros que vai trazer insights poderosos para você e o seu negócio

Share:

18 livros que vão dar uma guinada na sua jornada empreendedora


Em tempos de pandemia e de mudanças radicais nas rotinas, a leitura se tornou uma atividade para aprender e relaxar. Para celebrar o Dia do Leitor, comemorado em 7 de janeiro, separamos uma lista de livros que podem trazer respostas claras e estratégias consolidadas para ajudar na sua jornada empreendedora.

O objetivo é que, esteja você começando ou se consolidando, esses livros apontem caminhos, tragam novas ideias e reforcem o que já é bem conhecido no mundo empresarial. Aqui, abordamos obras indicadas por empreendedores e também listadas em rankings dos livros mais procurados, que trazem desde a criação de negócios digitais até as mudanças geradas pelas mídias sociais. 

Fernando Pessoa, por meio de seu heterônimo Bernardo Soares, escreveu uma vez que “ler é sonhar pela mão de outrem”, mas para além do sonho, a leitura pode ser um importante guia para torná-lo realidade. Para muitos, empreender é sonhar em ser seu próprio chefe, impactar positivamente a vida de seus funcionários, transformar comunidades, o mercado e ajudar a movimentar a economia do país. É por isso que o BTG+ business apoia a leitura e a transformação que ela é capaz de gerar. Confira as nossas indicações:

 

AS 50 MELHORES IDEIAS DE NEGÓCIOS DOS ÚLTIMOS 50 ANOS – IAN WALLIS

Esse livro em forma de almanaque, publicado em 2013 e organizado por Ian Wallis, faz um passeio pelas grandes inovações dos últimos 50 anos. Acompanhando a Revolução Digital e a criação de produtos e serviços menos complexos, que também revolucionaram o nosso modo de vida, o livro é uma excelente pedida para quem quer inspiração para apostar no novo ou para pensar em saídas inovadoras para sua empresa. O autor britânico Ian Wallis é especialista em finanças, com mais de 20 anos de experiência em gestão e contabilidade financeira.

 

NOVOS NEGÓCIOS INOVADORES DE CRESCIMENTO EMPREENDEDOR NO BRASIL – SILVIO MEIRA

Seguindo pelo caminho da inovação, o livro escrito por Silvio Meira, que teve passagem pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), por Cambridge e Harvard, discute de um jeito bastante profundo a jornada empreendedora no Brasil. Sem focar em fórmulas ou dicas, o livro propõe uma reflexão, da mesma forma que entrega muitas informações sobre negócio e empreendedorismo no contexto brasileiro, para que você identifique oportunidades de negócios inovadores e de crescimento acelerado, fazendo parte da mudança do nosso país.

 

O PODER DO HÁBITO – CHARLES DUHIGG

A partir de histórias reais, o repórter investigativo Charles Duhigg, hoje escritor na revista The New Yorker, antes parte do The New York Times, conduz-nos para uma descoberta simples, porém pouco percebida: a do poder que pequenas mudanças de hábito podem causar. Esse livro, que não é inteiramente focado no mundo dos negócios, pode ser uma virada de chave na sua vida e na forma como você conduz seu empreendimento.

 

OS SETE HÁBITOS DAS PESSOAS ALTAMENTE EFICAZES – STEPHEN COVEY

Esse livro, eleito um dos mais influentes do século XX e com mais de 20 milhões de cópias vendidas, já pode ser considerado um clássico do mundo dos negócios. Na mesma linha do livro anterior, nesse você tem dicas práticas de como transformar seus hábitos e provocar uma verdadeira revolução na sua vida e, consequentemente, na sua empresa. Além do best-seller, Covey também escreveu outros dois famosos livros, incluindo a continuação de Os Sete Hábitos, 28 anos após seu lançamento. Mestre em administração pela Universidade de Harvard, Covey já atuou como consultor pessoal de CEOs de inúmeras empresas norte-americanas, além de figuras relevantes como o ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton.

 

DESIGN DE NEGÓCIOS – ROGER MARTIN

Você já ouviu falar sobre ”Design Thinking”? Pensar em negócios a partir da necessidade real de clientes, criar protótipos, ter tempo para testes? Essa tem sido a fórmula de sucesso das empresas mais bem sucedidas das últimas décadas e é um pouco disso que Roger Martin, professor de finanças comportamentais na Universidade de Toronto, traz nesse livro – a importância do design para os negócios. Martin também é autor de quatro livros sobre negócios e é responsável pela popularização de diversos conceitos no universo da administração empresarial, incluindo o de pensamento integrativo.

 

CRIE SEU MERCADO NO MUNDO DIGITAL – BRUNO DE OLIVEIRA

Nessa seleção de dicas, já abordamos como a Revolução Digital modificou profundamente o nosso modo de vida e os negócios. Foi pensando nisso que o autor Bruno de Oliveira, CEO da escola Ecommerce na Prática, escreveu esse livro, com o intuito de auxiliar na criação de um e-commerce para o seu negócio. Seja o seu empreendimento nativo digital ou não, você vai encontrar caminhos práticos de como fazer essa mudança que tem sido uma necessidade de sobrevivência para os empreendimentos. 

 

DE ZERO A UM – PETER THIEL

Pense rapidamente em alguns dos pilares fundamentais do livre mercado. Pensou? Bom, se a “competitividade” não foi a primeira coisa que passou pela sua cabeça, certamente ela está na lista que sua mente deve ter formado ao ler esse comando. Agora, já imaginou um dos maiores empresários do mundo dizer que para você ter sucesso, você deve correr da competição e focar em um monopólio? Pois é isso que Peter Thiel faz em De zero a um: O que aprender sobre empreendedorismo com o Vale do Silício. Peter, que é o criador do PayPal e investidor do Facebook, destrincha nesse livro sua visão sobre empreendedorismo e inovação. Para ele, a chave para uma empresa verdadeiramente inovadora é pensar em uma solução no mundo que ninguém terá e torna-la isso um monopólio. Vale a pena ficar por dentro dos pensamentos de um dos empresários mais poderosos do mundo.

 

AVENTURAS EMPRESARIAIS – JOHN BROOKS 

Você já pensou sobre as inúmeras variáveis que podem acontecer a partir de uma decisão? E no mundo dos negócios? É sobre isso que trata o livro Aventuras Empresariais de John Brooks. A partir de histórias reais, o autor percorre o caminho de aventuras (e desventuras) de empresários e suas decisões de negócios que, em alguns casos, custaram muito ao futuro da empresa. Brooks foi escritor de longa data da revista The New Yorker, além dos mais de 10 livros de negócios e finanças, e de três romances. Além do Aventuras Empresariais, o autor também já narrou uma das histórias mais polêmicas de Wall Street no livro A True Drama of Wall Street.

E para te dar mais vontade de ler, saiba que esse é o livro favorito de Bill Gates quando o tema é negócios. Além disso, ele mostra como alguns preceitos são atemporais. Gates escreveu para um artigo no Wall Street Journal: “É bem verdade que muitos negócios mudaram, mas os fundamentos não”.

 

O GESTOR EFICAZ – PETER DRUCKER  

Como ter uma jornada empreendedora de sucesso sem ser um grande gestor? E mais: sem ser um gestor eficaz?  É por esse caminho que Peter Drucker te conduz no livro O Gestor Eficaz, que é, inclusive, o livro favorito do mundo dos negócios de Jeff Bezos, CEO da Amazon e primeira pessoa do mundo a atingir uma fortuna de US$ 200 bilhões, segundo a Forbes

 

STARTUP: MANUAL DO EMPREENDEDOR – STEVE BLANK E BOB DORF

A obra aborda o choque de realidade de quando surge uma startup e as coisas não saem bem como o planejado. Apesar de haver uma expectativa de o dinheiro ter um retorno imediato, os investidores têm consciência de que o processo não é linear. Um estudo da National Venture Capital Association apontou que, de cada 100 empresas que recebem investimento, 40 simplesmente quebram. O livro é um manual de orientação para que as startups sigam na direção correta.

 

PAI RICO, PAI POBRE – ROBERT KIYOSAKI E SHARON LECHTER

Um dos livros mais clássicos sobre gestão financeira, lançado em 1997, ensina como lidar com as finanças e usar bem a psicologia do dinheiro na hora de administrar os próprios recursos.

A saga conta a história de Robert Kiyosaki, um dos autores, e de seu amigo Mike, que recebem orientações financeiras de seus pais: do pai pobre de Roberto e do pai rico de Mike. Um dos principais questionamentos do livro é se a escola prepara as crianças para o mundo real ou não.

 

O MILAGRE DA MANHÃ PARA SE TORNAR UM MILIONÁRIO: OS SEGREDOS DAS PESSOAS BEM-SUCEDIDAS QUE VÃO AJUDAR VOCÊ A ENRIQUECER – HAL ELROD

O livro é parte integrante da série best-seller O Milagre da Manhã. Nele, o autor mostra a conexão entre as manhãs e o sucesso financeiro, reforçando que para se tornar bem-sucedido é preciso coragem e ambição. 

Destaque para o trecho: “De todos os investimentos que existem, de imóveis e seguros resgatáveis em vida à bolsa de valores e startups, o melhor investimento é sempre em você. E a ferramenta para fazer isso aparece todos os dias ao nascer do sol, sem falta”.

 

COMECE PELO PORQUÊ: COMO GRANDES LÍDERES INSPIRAM PESSOAS E EQUIPES A AGIR – SIMON SINEK

Um dos objetivos de Simon Sinek com a publicação desse livro é fazer com que o leitor encontre um sentido maior em seu trabalho e ainda inspire colegas e clientes respondendo duas questões: por que algumas pessoas e organizações são mais inovadoras, admiradas e lucrativas do que outras? Por que algumas despertam grande lealdade por parte de clientes e funcionários?

Na obra, o autor expõe pensamentos e atitudes de líderes que exercem grande influência, como Martin Luther King e Steve Jobs, e indica como descobrir um modelo de inspiração que nos faça cidadãos e profissionais melhores.

 

O JEITO WARREN BUFFETT DE INVESTIR: OS SEGREDOS DO MAIOR INVESTIDOR DO MUNDO – ROBERT G. HAGSTROM 

Um dos mais famosos e bem-sucedidos investidores de todos os tempos, Warren Buffett, é a história por trás desse livro. Nele, Robert G. Hagstrom aborda as técnicas de Buffett para a compra de ações, os mestres que o inspiram e estudos de caso sobre a IBM e a Heinz.

O livro traz também uma análise muito interessante sobre o campo das finanças comportamentais e quais são os principais obstáculos enfrentados pelos investidores.

 

A STARTUP ENXUTA – ERIC RIES

Startup, na definição de Eric Ries, é “uma organização dedicada a criar algo novo sob condições incertas – e isso inclui tanto o jovem empreendedor que trabalha na garagem de casa quanto o profissional experiente em uma multinacional”.

Ries aborda a questão da startup enxuta, modelo de negócio que tem como objetivo aumentar o sucesso de empresas e produtos com base na aprendizagem validada e na experimentação contínua, agregando ainda práticas que evitam o desperdício de tempo e recursos.

 

O LADO DIFÍCIL DAS SITUAÇÕES DIFÍCEIS – BEN HOROWITZ

Nessa obra, o conhecido nome do empreendedorismo no Vale do Silício, Ben Horowitz, narra sua história e conta como fundou, comprou e investiu em diversas empresas de tecnologia. Indica ainda quais conselhos os empreendedores devem seguir para resolver os problemas mais difíceis, em especial aqueles que as faculdades de administração não abordam, desde como demitir um amigo até saber o melhor momento para vender a empresa.

Fã de rap, Horowitz traz essas lições com letras de suas músicas favoritas. Ele também mantém um blog que conta com milhões de seguidores que buscam seus conselhos para gerir suas próprias empresas.

 

A ARTE DO COMEÇO 2.0 – GUY KAWASAKI

Considerado um dos mais originais estrategistas de negócios do mundo, Guy Kawasaki reúne nesse livro as práticas mais recomendadas em matéria de mídias sociais, crowdfunding e navegação em nuvem para quem está iniciando um novo negócio. 

Na obra, Kawasaki acredita que as mídias sociais são as novas maneiras de se fazer relações públicas e propaganda, e mostra como dominar desafios que nunca deixarão de existir, como a construção de uma equipe forte e a criação de produtos e serviços de qualidade que superem a concorrência.

 

A LOJA DE TUDO – BRAD STONE

A Amazon é considerada pioneira no comércio de livros pela internet, mas seu criador, Jeff Bezos, queria muito mais do que isso. Seu desejo era tornar a plataforma a “loja de tudo”, vendendo uma seleção ilimitada de produtos a preços convidativos. Para isso, ele precisou desenvolver uma cultura corporativa até então inédita.

O livro traz com detalhes a vida dentro dessa gigante do comércio online, mostrando como é viver em um universo de competitividade sem limites e a ousadia da Amazon em lançar empreendimentos como o Kindle e a computação em nuvem.