Dicas para cobrar o cliente sem desgastar a relação

Share:

Saiba qual é a melhor estratégia para cobrar os débitos sem afastar o consumidor.


De acordo com dados de 2020 do SPC Brasil, 22% dos brasileiros não conseguem pagar suas contas em dia e o principal motivo desse atraso é a falta de dinheiro. Situações como essa são muito comuns no dia a dia de quem oferta produtos e/ou serviços.

Infelizmente, esses débitos podem impactar financeiramente seu negócio a curto e longo prazo. Por isso, adotar técnicas de abordagem empática e estratégias voltadas para a resolução do problema, evitando conflitos desnecessários, é o caminho que vamos te ensinar neste artigo.

Para começar, assista às dicas da jornalista Maria Júlia Marques e aprenda algumas táticas essenciais para contornar a situação.

Além das orientações dadas pela jornalista, separamos mais algumas dicas que podem servir como roteiro na hora de realizar a cobrança. Confira:

1. Cobre o cliente de forma educada e preste atenção no seu tom de voz. Você pode trocar a palavra “dívida” para “débito” ou mesmo “valor em aberto”.
2. Faça uma abordagem impessoal. Envie uma mensagem pelo WhatsApp ou SMS com o valor do débito e ofereça opções de pagamento como Pix ou boleto. Dessa forma, o cliente se sente mais convidado a pagar.
3. Facilite o pagamento. Busque alternativas como redução de juros, parcelamento ou algum desconto que não afete o seu negócio.
4. Tenha um atendimento humanizado. É importante manter a escuta ativa, ouvir as justificativas e compreender o cliente. Deixe um espaço para diálogo, assim a negociação se torna mais tranquila para todos.

E as suas ferramentas internas, ajudam ou atrapalham na hora de realizar a cobrança? 
Aqui vai uma dica: invista em uma planilha ou uma ferramenta voltada para gestão financeira. Deixe as informações dos clientes devedores organizadas:

Coloque essas dicas em prática e nos conte o resultado final no “Você no PME insights”.

Clique aqui e compartilhe seu comentário com a gente.

Perceba como seu relacionamento com o cliente será mais saudável. Além disso, seu negócio vai receber os débitos com mais facilidade e manter o consumidor sempre próximo da marca.

Leia mais: