Entenda como funciona a certificação do Great Place to Work

Share:

Ranking de Melhores Empresas para Trabalhar completa 25 anos no Brasil.


“Ano a ano levantamos números que comprovam que as melhores empresas para trabalhar são mais atraentes, inovadoras e lucrativas. O faturamento das 150 premiadas em 2020, por exemplo, foi 9,3% superior ao ano anterior, contra o PIB de 2019 que teve um crescimento de 1,1%”.

A afirmação é de Daniela Diniz, Diretora de Conteúdo e Relações Institucionais do Great Place to Work (GPTW), consultoria global que certifica as melhores empresas para se trabalhar no mundo. O GPTW hoje está em 90 países e tem mais de 10 mil empresas interessadas em participar de suas pesquisas – entre as pequenas, médias e grandes.

Quer saber como a certificação pode ser importante para a sua empresa? Acompanhe o conteúdo e veja também como participar!

Leia também:

Qual a importância do GPTW para a empresa?

O GPTW mede a relação de confiança nas empresas no Brasil desde 1997. Daniela explica que o índice revela a percepção do funcionário em relação às várias políticas, práticas e aos comportamentos da organização, o que atrai e retém bons profissionais e ajuda a criar boas relações com acionistas. Ela afirma que ter um selo GPTW significa que a empresa:

  • se preocupa com seu time;
  • investe no ambiente de trabalho;
  • é reconhecida pelos funcionários como um lugar de respeito, confiança, credibilidade e crescimento.

“Antes, uma empresa boa para trabalhar era considerada uma empresa grande, sólida, com plano de carreira definido e robustos benefícios. Hoje, o funcionário vem valorizando cada vez mais a possibilidade de crescimento, qualidade de vida e o alinhamento de valores”, comenta a diretora. Segundo ela, essa é uma oportunidade para empresas menores, que podem ser mais velozes, ágeis e flexíveis com o funcionário e, assim, tornarem-se marcas fortes no mercado.

Como funciona a certificação do Great Place to Work?

Existem três diferentes tipos de certificações do Great Place to Work:

Certificado GPTW

A Certificação GPTW foi lançada em 2017 como um selo que reconhece todas as organizações que fazem um bom trabalho com seus funcionários. “Não há limite de empresas e o que dá o selo é a resposta dos funcionários à pesquisa GPTW”, conta Daniela. Nesse questionário, cinco critérios entram em avaliação:

  1. Credibilidade da liderança
  2. Respeito às pessoas (preocupação com a pessoa e não só o profissional)
  3. Imparcialidade no tratamento
  4. Orgulho
  5. Camaradagem

 

Para ganhar a certificação, basta que sua empresa tenha no mínimo 5 funcionários e alcance uma pontuação mínima de 70% na avaliação do questionário.

Ranking Melhores Empresas para Trabalhar

Tem a certificação GPTW? Então você também pode inscrever a sua empresa no ranking nacional, o mais cobiçado reconhecimento e que está prestes a completar 25 anos no Brasil. Para a classificação, o ranking avalia o questionário do funcionário e mais nove práticas de gestão de pessoas, que correspondem a ⅓ da avaliação:

  1. Contratar/Receber
  2. Inspirar
  3. Falar
  4. Escutar
  5. Desenvolver
  6. Agradecer
  7. Cuidar
  8. Celebrar
  9. Compartilhar

 

Ranking PME e outros específicos

Fora o selo GPTW e o ranking nacional, existem rankings específicos para se inscrever simultaneamente, como os setoriais (Varejo, TI, Indústria, Saúde, Agronegócios, Financeiro), regionais (SP, SC, RS, PR, RJ, CE, etc), temáticos (Mulher, LGBTQ, 55+, Étnico Racial, PCD) e o Ranking PME.

“O ranking para Pequenas e Médias Empresas contempla instituições que têm entre 5 e 99 funcionários. Na segunda edição, já tivemos 1.122 empresas participantes, das quais 100 foram premiadas”, compartilha Daniela. No total, 46.559 funcionários participaram dos questionários.

Great Place to Work: como participar?

Para te ajudar, vamos a um resumo de como inscrever a sua empresa:

  • Certificação GPTW: adquirir o questionário em um plano da plataforma GPTW e aplicar a pesquisa com os colaboradores – alcançando o selo ao atingir pontuação de 70%.
  • Ranking: obter a certificação previamente, entregar um documento detalhando as nove práticas de gestão de pessoas ao GPTW e aguardar a avaliação.

E então, será que a sua empresa está pronta para entrar no ranking das melhores?

Aproveite e conheça agora as soluções do BTG+ business:

Inove o seu jeito de fazer negócio com a gente.