O 5º episódio de Histórias de Valor conta como José Roberto enfrentou a crise e conclui a primeira temporada da série

Share:

Conheça a história de José Roberto, que usou o crédito para manter a pequena fábrica funcionando


Encerramos 2020 com José Roberto, empreendedor que faz o desfecho da primeira temporada da série Histórias de Valor. Ele tem uma serralheria em Campinas, no interior de São Paulo, há quatro anos. O local funciona como uma pequena fábrica, que produz portas, portões, grades, janelas e estruturas metálicas em geral, empregando, hoje, 4 funcionários.

No início da pandemia, segundo José Roberto, o número de pedidos caiu, enquanto o valor dos materiais não parava de subir. Diante desse cenário, o empreendedor teve medo de não conseguir manter os funcionários. “Foram fechando muitas coisas, o preço do material foi ficando lá para cima, nós não estávamos conseguindo manter a equipe e superar a crise”, explica.

Crédito para produzir

Nesse contexto de dificuldades, José Roberto conseguiu um crédito de 8 mil reais oferecido pelo BTG+ business. “Eu peguei e utilizei o crédito para comprar matéria-prima”, conta o empreendedor, que conseguiu negociar sem comprometer o fluxo de caixa. 

“Nós teríamos fechado nosso estabelecimento por falta de matéria-prima, por falta de condição, já que a gente não teria como produzir material para pagar funcionário, então o crédito chegou em boa hora”, relata.

Um dos diretores do BTG Pactual, Ivan Ajzenberg, participa do 5º episódio e destaca que a restrição do fluxo de caixa não deve impedir o crescimento da empresa. “Essa história nos mostra que quando o crédito é bem direcionado e usado com responsabilidade, ele se torna um grande aliado para o crescimento do seu negócio”, reforça.

 

Retrospectiva Histórias de Valor

Em 2020, durante a primeira temporada da série, conhecemos algumas histórias de superação. Conhecemos o Pedro Lucas, Janiel Abreu, Flavia Sandri, João Lázaro e José Roberto. Empreendedores que usaram o crédito do BTG+ business como forma de se reinventar, de criar um novo negócio, de investir em novos segmentos e de manter a equipe de trabalho e de produção.  

A cada episódio, um especialista convidado pelo BTG+ business traz dicas e soluções práticas para a dificuldade apresentada pelo pequeno e médio empreendedor. O propósito de Histórias de Valor é transformar um depoimento pessoal em uma experiência coletiva de aprendizado e motivação.

A série apresenta uma variedade de contextos, sotaques e situações reais de empreendedores de diferentes regiões do Brasil, com o propósito de inspirar donos de pequenos e médios negócios, que estão vivendo dilemas muito parecidos neste momento. Histórias de Valor explora formato e linguagem próprios do universo digital, em que as chamadas de vídeo por celular têm feito parte da nova realidade, criada pelo isolamento social.

Veja agora todos os episódios da primeira temporada de Histórias de Valor!

1º episódio – Crédito que vira oportunidade

2º episódio – Crédito para recomeçar

3º episódio – Crédito para diversificar

4º episódio –  Crédito para empregar