O caminho para o sucesso: conheça 9 livros recomendados por grandes empreendedores

Share:

A jornada empreendedora é cheia de desafios, mas esses livros podem te dar aquela ajudinha nesse caminho


Fernando Pessoa, através de seu heterônimo Bernardo Soares, escreveu uma vez que “ler é sonhar pela mão de outrem”, mas para além do sonho, a leitura pode ser uma grande guia para tornar sonhos realidade. Como um exemplo, para muitos, empreender é um sonho: ser seu próprio chefe, impactar positivamente a vida de seus funcionários, transformar comunidades, o mercado, ajudar a movimentar a economia do país. 

A gente sabe que entre o sonho e a realidade há dificuldades que precisam ser superadas diariamente. Foi pensando nisso que separamos uma lista de livros que podem trazer respostas claras e estratégias consolidadas para te ajudar na construção de um planejamento de negócios assertivo e na superação de obstáculos ao longo de sua jornada empreendedora. Esteja você começando ou se consolidando, esses livros apontam caminhos, trazem novas ideias ou até mesmo te contam o que já é bem conhecido no mundo empresarial. 

 

As 50 melhores ideias de negócios dos últimos 50 anos – Ian Wallis

Esse livro em forma de almanaque, publicado em 2013 e organizado por Ian Wallis faz um passeio pelas grandes inovações dos últimos 50 anos. É Acompanhando a Revolução Digital e até mesmo a criação de produtos e serviços menos complexos, que também revolucionaram o nosso modo de vida, o livro é uma excelente pedida para quem quer inspiração, seja para apostar no novo ou para pensar em saídas inovadoras para sua empresa. Autor, o britânico Ian Wallis também é especialista em finanças, com mais de 20 anos de experiência em gestão e contabilidade financeira.

 

Novos Negócios Inovadores e de Crescimento Empreendedor no Brasil – Silvio Meira

Seguindo pelo caminho da inovação, nessa obra brasileira, escrita por Silvio Meira que teve passagem pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), Cambridge e Harvard, discute-se de um jeito bastante profundo a jornada empreendedora no Brasil. Sem focar em fórmulas ou dicas, o livro propõe-se a colocar o leitor para refletir, da mesma forma que entrega muitas informações sobre negócio e empreendedorismo, no contexto brasileiro para que você possa identificar oportunidades de negócios inovadores e de crescimento acelerado, fazendo parte da mudança do nosso país.

 

O poder do hábito – Charles Duhigg

A partir de histórias reais, o repórter investigativo Charles Duhigg, hoje escritor na The New Yorker, antes parte do famoso veículo The New York Times, conduz-nos para uma descoberta simples, porém pouco percebida: a do poder que pequenas mudanças de hábito podem causar. Esse livro, que não é inteiramente focado no mundo dos negócios, pode ser uma virada de chave na sua vida e na forma como você conduz seu empreendimento.

 

Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes – Stephen Covey

Essa obra já pode ser considerada um “clássico” do mundo dos negócios. Foi eleito um dos livros mais influentes do século XX e bateu mais de 20 milhões de cópias vendidas. Na mesma linha de transformações de hábitos, assim como o citado ‘O Poder do Hábito’, em ‘Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes’, você tem dicas práticas de como transformar seus hábitos e provocar uma verdadeira revolução na sua vida e, consequentemente, na sua empresa. Além do best-seller, Covey também escreveu outros 2 famosos livros, incluindo a continuação do best-seller, 28 anos após seu lançamento. Mestre em administração pela Universidade de Harvard, Covey já atuou como consultor pessoal de CEOS de inúmeras empresas norte-americanas, além de figuras relevantes como o ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton.

 

Design de Negócios – Roger Martin

Você já ouviu falar sobre ‘Design Thinking’? Pensar em negócios a partir da necessidade real de clientes, criar protótipos, ter tempo para testes? Essa tem sido a fórmula de sucesso das empresas mais bem sucedidas das últimas décadas e é um pouco disso que Roger Martin, professor de finanças comportamentais na Universidade de Toronto traz nesse livro – a importância do design para os negócios. Martin também é autor de quatro livros sobre negócios, e é responsável pela popularização de diversos conceitos no universo da administração empresarial, incluindo o de pensamento integrativo.

 

Crie seu mercado no mundo digital – Bruno de Oliveira

Nessa seleção de dicas, já abordamos como a Revolução Digital modificou profundamente não apenas o nosso modo de vida, mas os negócios e, foi pensando nisso, que o autor Bruno de Oliveira, CEO da maior escola de Ecommerce do País, a Ecommerce na Prática, escreveu esse livro. O intuito da publicação é auxiliar na criação de um e-commerce para o seu negócio. Seja o seu empreendimento nativo digital ou não, nesse livro, você vai encontrar caminhos práticos de como fazer essa mudança que não tem sido apenas uma opção, mas uma necessidade de sobrevivência para empreendimentos. 

 

De zero a um – Peter Thiel

Pense rapidamente em alguns dos pilares fundamentais do livre mercado. Pensou? Bom, se a “competitividade” não foi a primeira coisa que passou pela sua cabeça, certamente ela está na lista que sua mente deve ter formado ao ler esse comando. Agora, já imaginou um dos maiores empresários do mundo dizer que para você ter sucesso você deve correr da competição e focar em um monopólio? Pois é isso que Peter Thiel faz em ‘De zero a um: O que aprender sobre empreendedorismo com o Vale do Silício’, Peter, que é o criador do PayPal e investidor do Facebook, destrincha nesse livro sua visão sobre empreendedorismo e inovação. Para ele, a chave para uma empresa verdadeiramente inovadora é pensar em uma solução no mundo que ninguém terá e tornar isso um monopólio. Vale a pena ficar por dentro dos pensamentos de um dos empresários mais poderosos do mundo.

 

Aventuras Empresariais – John Brooks (Bill Gates)

Você já pensou sobre as inúmeras variáveis que podem acontecer a partir de uma decisão? E no mundo dos negócios? É sobre isso que se trata o livro ‘Aventuras Empresariais’ de John Brooks. A partir de histórias reais, o autor percorre o caminho de aventuras (e desventuras) de empresários e suas decisões de negócios que, em alguns casos, custaram muito ao futuro da empresa. Brooks foi escritor de longa data da revista The New Yorker. Além dos mais de 10 livros de negócios e finanças, também escreveu três romances. Além do ‘Aventuras Empresariais’, o autor também já narrou uma das histórias mais polêmicas de Wall Street no livro ‘A True Dama of Wall Street’.

E para te dar mais vontade de lê-lo, saiba que esse é o livro favorito de Bill Gates quando o tema é negócios. Além disso, esse livro mostra como alguns preceitos são atemporais. Gates escreveu para um artigo no Wall Street Journal: “É bem verdade que muitos negócios mudaram, mas os fundamentos não”.

 

O Gestor Eficaz – Peter Drucker (Jeff Bezos) 

Como ter uma jornada empreendedora de sucesso sem ser um grande gestor? E mais: sem ser um gestor eficaz?  É por esse caminho que Peter Drucker te conduz no livro ‘O Gestor Eficaz’ que é, inclusive, o livro favorito do mundo dos negócios de Jeff Bezos, CEO da Amazon e que foi a primeira pessoa do mundo a atingir uma fortuna de US$200 bilhões, segundo a Forbes.