O que é fluxo de caixa e como ele ajuda sua empresa?

Share:

Saiba como o fluxo de caixa pode ajudar na organização financeira da sua empresa.


Ter uma organização financeira é importante para qualquer empresa. Afinal, é por meio de um bom planejamento que o seu negócio consegue organizar os pagamentos de impostos, fornecedores e salários de funcionários sem ficar no vermelho ou fazer dívidas. Esse planejamento é chamado de fluxo de caixa.

O fluxo de caixa tem como objetivo organizar a entrada (vendas de produtos, serviços ou ativos) e saída (custos e despesas) de dinheiro da empresa, para que exista sempre um bom capital de giro. 

Esse modelo de planejamento financeiro, além de ser muito útil para manter todas as contas em dia, é uma forma de conseguir organizar a empresa para investir em melhorias, como reformas e implementação de novas tecnologias internas.

Como fazer um planejamento de fluxo de caixa

O fluxo de caixa é feito a partir do que entra e sai da empresa, seja por contas bancárias ou dinheiro disponível. Para deixar mais claro, separamos os principais pontos que você deve organizar para conseguir ter um fluxo de caixa eficiente. Confira:

Sua empresa pode optar pelo suporte de softwares que fazem o seu fluxo de caixa com base nas informações acima. Há ótimas opções pagas e gratuitas, como o Bkper e o SIS Controle.

Quais os benefícios do fluxo de caixa?

O empresário que investe no fluxo de caixa vai conseguir se planejar financeiramente melhor, no presente e no futuro. Para você entender de forma mais objetiva, será possível:

Reduzir as despesas
Evitar gastos desnecessários
Planejar melhor os investimentos da empresa
Melhorar a organização de prazos com fornecedores e parceiros
Aumentar as vendas por meio de promoções (com o fluxo de caixa você vai entender quais produtos estão encalhados no estoque)
Traçar estratégias e planejamentos para solicitar um empréstimo

Abaixo, você pode conferir um vídeo que explica todos os detalhes do que é o fluxo de caixa:

O fluxo de caixa é uma ferramenta importante para que a sua empresa consiga organizar as finanças, gerar economia inteligente no orçamento e alcançar um crescimento maior do que o esperado.

Leia também: