Pagamentos online: entenda as vantagens da emissão de boletos para PMEs

Share:

Método de pagamento pode auxiliar empresas a agilizarem seus recebimentos e fidelizar seus clientes


Facilitar – e simplificar – as transações de compra e venda é uma das grandes preocupações do empreendedor. A automação da gestão financeira e dos recebimentos da empresa é uma das maneiras mais simples de solucionar esse problema. Hoje, uma das principais formas de pagamento utilizadas por PMEs no Brasil para atingir esse objetivo é a emissão de boletos, destaca Ewerton Tibaldi, especialista em Cash Management do BTG+ business. 

O pagamento em boletos é uma maneira rápida e fácil para ajudar na aceleração do fluxo de caixa de um pequeno e médio negócio. Tibaldi destaca que, por permitirem pagamentos de qualquer instituição bancária, correspondentes e lotéricas, os boletos permitem um fluxo rápido do dinheiro, em até um dia útil após o pagamento. “Os clientes que utilizam deste recebimento, possuem a facilidade na conciliação dos seus recebíveis e agilidade no recebimento dos recursos”, diz. A emissão de boletos também ajuda, por exemplo, o microempreendedor a profissionalizar o seu negócio, deixando os processos de cobrança com mais credibilidade ao consumidor. 

Esse método de pagamento contribui para o crescimento e reduz burocracias, além de proporcionar uma economia às empresas, pois possui menores tarifas quando comparadas às do cartão de crédito. No caso dos recebimentos, por exemplo, a geração de boletos também facilita a automatização das análises de relatórios de pagamentos.

“Atualmente, os empreendedores podem utilizar outras formas de pagamento, como TED e DOCS, porém isso dificulta um pouco a conciliação dos recebedores, diferentemente do pagamento do boleto que, de forma simples, consegue identificar o respectivo pagador”, explica. Outras formas de pagamento online também devem ganhar destaque nos próximos meses com o lançamento do PIX, sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central que permitirá transações, 24 horas por dia, 7 dias por semana. O empreendedor deve ficar atento às novas mudanças e adequar aos seus negócios.

Emissão de boleto BTG+ business

Utilizando o BTG+ business, o empreendedor consegue realizar a emissão dos boletos de forma simples e encaminhar rapidamente para seus clientes, otimizando o seu processo operacional. Além disso, o BTG+ business também oferece a gestão da carteira de recebíveis, em todos os status.