Pesquisa mostra que 73% das PMEs vendem online na pandemia

Share:

Conheça os dados mais recentes sobre as vendas online e tendências de consumo para a sua empresa.


No PME insights falamos como 2020 foi o ano em que a nossa vida virou digital. Os modelos de negócios têm se transformado de forma acelerada desde então, assim como o comportamento do consumidor no Brasil e no mundo.

De acordo com uma recente pesquisa realizada pela Serasa Experian, sete em cada dez micro, pequenas e médias empresas estão fazendo vendas online durante a pandemia. São 73,4% das PMEs no Brasil, segundo o levantamento que ouviu 508 empreendedores em fevereiro de 2021.

Os impactos da venda online

Se você também começou a atender o seu cliente nos meios digitais, é possível que tenha sentido os novos resultados. Entre os principais citados na pesquisa, estão:

  • Alcance de públicos diferentes do costume em ambiente físico (51%)
  • Mais exposição para o negócio (44,8%)
  • Alcance em outras regiões onde a empresa não está localizada (34,5%)

Tendências em 2021

Oferecer a chance ao cliente de comprar sem sair de casa é atender seu desejo por conveniência, uma entre as 10 principais tendências globais de consumo para 2021, segundo levantamento feito pela Euromonitor International em 100 países.

Ainda de acordo com a pesquisa, otimização de tempo e obsessão por segurança também entram nesse top 10. É por isso que tantos empresários têm investido em serviços por assinatura e pagamentos online, como o Pix.

Não menos importante, há o que a empresa global de pesquisa de mercado chamou de realidade “figital”, quando os mundos físico e digital se encontram. Nesse cenário, pensar em experiências virtuais segue como um impulsionador de vendas e coleta de dados.

E depois da pandemia?

Segundo a pesquisa da Serasa, mesmo depois que a pandemia acabar, 83% dos empreendedores no Brasil pretendem continuar a fazer negócios pela internet.

A exposição online é um caminho sem volta. Recentemente, a influenciadora Patricia Brazil conversou com o BTG+ business para dar dicas de como você pode atuar nas redes sociais. Compartilhar bastidores, envolver o cliente e ter consistência em assuntos que domina são alguns pontos essenciais. Ainda não assistiu? Veja o vídeo completo:

Leia também: