Por que um ambiente digital seguro é tão importante para as PMEs

Share:

Segurança digital ocupa espaço de relevância na agenda da Febraban, bancos e empresas de todo o país


Com a agenda financeira do país em constante digitalização, é preciso olhar cada vez mais para o uso seguro da internet e dos meios digitais para o uso bancário. A chegada do PIX, por exemplo, exige uma maior atenção para possíveis golpes em canais como e-mail, aplicativos e internet banking. O número de fraudes relacionadas aos registros das chaves para o novo sistema do Banco Central, por exemplo, passou de sessenta nas últimas semanas.

Comerciantes que irão oferecer o método em suas vendas precisam estar atentos à divulgação corretas das informações para pagamentos e depósitos, além de levar em consideração a digitalização em seus novos processos de gestão financeira. As pequenas e médias empresas que atuam no setor de vendas online também devem buscar o uso de plataformas de e-commerce confiáveis, oferecendo um ambiente imune à atuação de cibercriminosos, onde seus clientes podem fornecer suas informações com segurança.

Reforçando o interesse em popularizar o conhecimento sobre as principais ameaças no ambiente digital e reafirmando o compromisso com a segurança da informação, o BTG Pactual se uniu à Federação Brasileira de Bancos (Febraban) para orientar clientes em suas transações digitais. O banco está participando da 2ª Semana da Segurança Digital, evento da Febraban que acontecerá de forma totalmente online entre os dias 25 e 31 de outubro.

Outros 27 bancos e instituições financeiras ajudarão na divulgação, por meio de ações de comunicação, das principais recomendações da Febraban em 4 principais temas: segurança no Home Office, senhas e autenticação, Phishing (e mails e páginas falsas), Redes sociais e privacidade e PIX – a fim de conscientizar colaboradores e clientes sobre a proteção de seus dados bancários e informações pessoais na internet.

Veja abaixo as principais recomendações e dicas:

1. Bancos não solicitam confirmação de dados pessoais, senhas e cartões por telefone,
SMS, e-mail etc;
2. Entre em contato com seu assessor e questione eventuais solicitações;
3. Faça backups periodicamente;
4.Evite utilizar VPN gratuitas e redes de Wi-Fi públicas;
5.Desconfie de promoções imperdíveis, e-mails com erros ortográficos ou logos
desconfigurados;
6. Troque as senhas periodicamente;
7. Não forneça senhas e informações sensíveis;
8. Crie senhas complexas com letras, números e caracteres especiais;
9. Não utilize a mesma senha para mais de um serviço;
10. Não salve senhas em cadernos, arquivos no celular ou navegador;
11. Use sempre autenticação de dois fatores;
12. Evite expor informações financeiras e corporativas nas redes sociais.

O BTG convida seus colaboradores e clientes a usarem as hashtags #SegurançaDigital #SemanadaSegurançaDigital #CompartilheSegurançaDigital durante a semana da Segurança Digital.