Saiba o que é a antecipação de recebíveis e como ela pode ajudar a sua empresa

Share:

Antecipar as vendas no cartão de crédito ajuda a manter seu fluxo de caixa


Para as empresas que estão enfrentando uma desaceleração na movimentação de caixa, o termo ‘antecipação de cartões’ pode soar familiar. O recurso consiste no adiantamento de valores de vendas parceladas no cartão.

Nesta matéria, explicamos o que é a antecipação de cartões e de que forma você, empreendedor, pode se programar financeiramente da melhor maneira para antecipar os pagamentos em cartão feitos à sua empresa. Veja abaixo.

O que é?

Esse método oferecido por instituições financeiras e administradoras de maquininhas permite o adiantamento de valores relacionados a vendas no cartão de crédito – à vista ou parceladas – apenas com um desconto de uma taxa referente ao serviço.

Essa antecipação permite ao estabelecimento o recebimento dos valores totais em um prazo menor (muitas vezes imediato), o que auxilia a companhia a ter uma movimentação constante em seu caixa.

Por que antecipar?

As empresas geralmente recorrem à antecipação de cartões quando precisam de mais fôlego no seu fluxo de caixa, seja para pagamentos das obrigações do dia a dia, para renovação de estoque ou até mesmo para investimento no negócio.

Se a empresa tem determinado valor para receber em 30, 60 ou 90 dias, com a antecipação ela pode recebê-lo no dia seguinte, ganhando a flexibilidade de usar da liquidez imediata para a quitação de dívidas, pagamento de impostos e folhas de pagamento, por exemplo.

Uma das vantagens da antecipação de cartões é a isenção de IOF, por isso o produto se torna vantajoso quando comparado a outras linhas de crédito do mercado. Além disso, a antecipação de recebíveis não impacta o risco Bacen, uma vez que a informação vai direto para o caixa da empresa, e não é repassada para o Banco Central. A antecipação não é considerada uma dívida bancária nos balanços financeiros da empresa.

Leia também: