Tendências de negócios que todo empreendedor precisa conhecer

Share:

Como a tecnologia contribui na manutenção dos negócios


Se você já é empreendedor ou está pensando em começar a empreender, é muito importante estar atento às tendências de negócios. A pandemia mexeu drasticamente com o comportamento das pessoas e com o dinamismo do mercado. Nesse cenário, alguns segmentos perderam relevância e outros começaram a ganhar. 

Frederico Pompeu, head do boostLAB (Hub de negócios e potencialização para empresas de tecnologia do BTG Pactual) pontua algumas áreas de negócios que passaram a ter destaque, por conta, principalmente, do isolamento social: 

  • Plataformas online de jogos sociais;
  • Startups que ajudam as pessoas a ter uma vida saudável;
  • Empresas de delivery;
  • Fintechs;
  • Bancos digitais.

A importância da tecnologia para manutenção dos negócios

Em tempos em que o celular é quase uma extensão do nosso corpo, não dá pra desprezar a influência da tecnologia no comportamento das pessoas. Os negócios que oferecem soluções no meio digital, acessadas a partir de dispositivos móveis, são os que estão ganhando relevância no mercado e se tornando cada vez mais essenciais nas nossas vidas.

O especialista reforça que a tecnologia proporciona maior agilidade nos processos e permite às empresas alcançarem cada vez mais clientes. Além disso, “os consumidores demandam maior agilidade e eficiência no seu atendimento. Não imagino a minha filha indo a uma agência bancária se não tiver um motivo muito claro para isso” esclarece Pompeu. 

O head do Hub de negócios e potencialização para empresas de tecnologia do BTG Pactual, destaca o trabalho realizado por 3 startups do boostLAB, que estão transformando a vida de pequenos e médios empreendedores.

 

Celcoin – Através do aplicativo, os pequenos comerciantes foram empoderados, transformando o smartphone de diversos pontos de vendas em “agentes financeiros”. Hoje, o dono de uma banca ou de uma padaria, por exemplo, podem receber uma renda extra ao permitir que clientes paguem contas, recarreguem o celular, recebam depósitos, façam saques, entre outros serviços.

 

Digesto – Surgiu com o objetivo de usar as ferramentas da ciência da computação, machine learning e inteligência artificial. O objetivo é melhorar a prática do Direito, capturando, reunindo e organizando informações sobre todos os processos públicos, para que os advogados e departamentos jurídicos dos bancos e das empresas possam atuar mais estrategicamente, já que toda parte operacional é feita pelos robôs.

 

Líder Capital – É um marketplace de antecipação de recebíveis. A plataforma permite que pequenas e médias empresas que, são fornecedores de grandes companhias, tenham acesso à linhas de crédito competitivas, melhorando assim o fluxo de caixa. 

 

A recomendação de Pompeu para o empreendedor é a busca constante por informação e conhecimento, pois assim há mais chance de ganhar mercado e de não ser pego desprevenido.